segunda-feira, 29 de julho de 2013

Porque Florianópolis é...

Acessível. Venho reparar uma falta grave que cometi. Em Florianópolis, temos a Acic Associação para Integração dos cegos e baixa visão, esta entidade tem mais de 30 anos e foi fundada pelo Sr. Adilson Ventura, que fez Acic conhecida no Brasil. Hoje ele já é falecido mas sua obra continua com todo o empenho a favor das pessoas com deficiências visuais. Temos agora o Jairo como presidente e uma equipe multi disciplinar que fazem bastante, correm, reivindicam a acessibilidade através da prefeitura e outros órgãos competentes. Penso que se não estivesse A Acic cutucando os governantes não faria nada. Por isso o mé rido é da associação e não dos políticos. 
Pronto me retratei.
Obrigada
Bel Talarico

domingo, 28 de julho de 2013

Lugares diversos.

Boa tarde! meus amigos, volto dar noticias neste blog. Ele é direcionado para dar informações aos amigos invisuais e outros para saberem como é nosso dia a dia como deficientes visuais. Estou fora de Floripa, desde Janeiro, viajando por motivos maravilhosos, como visitar meus netos em Toledo, minha mãe em São Paulo, receber minha netinha na França e outra netinha no Rio de Janeiro onde me encontro hoje.
A cada lugar visitado eu observo a acessibilidade. Começo por Toledo no Parana, uma cidade linda, plana muito bem cuidada, porém a acessibilidade deixa a desejar. Somente no centro da cidade tem os pisos táteis e nas praças. Fiquei em um baixo novo, ali o asfalto é muito bom, as caçadas são quase todas com grama, me obrigando a caminhar pela rua. Mesmo assim consegui sair e dar minhas caminhadas sozinha.
Agora falo de São Paulo, dependo exclusivamente de carro, calçamento péssimo, asfalto tb sem nenhuma acessibilidade, estou falando da zona norte.
Bordeaux França o piso tátil quase não existe a diferença que lá as ruas, as calçadas são muito boas e tem sempre rampa, Lá tb consegui sair só para caminhar num parque próximo.
Rio de Janeiro, tão ruim quanto São Paulo, penso que com um agravante tem as ruas com subida e as pessoas em vez de rampa fazem degraus, isso propiciou que eu levasse meu primeiro tombo desde que fiquei deficiente.
Quantos as companhia aéreas e rodoviárias não tive queixa. o Atendimento como preferencial foi muito bom
Portanto a minha amada Florianópolis ainda é o melhor lugar para pessoas com deficiência visual viver. E que bom que eu moro nesta linda e encantadora cidade.
Em Setembro se Deus assim permitir voltarei para continuar com meus trata mente e cirurgia nos olhos. Beijos e Obrigada a todos. Fiquem com Deus 
Bel Talarico