sábado, 19 de junho de 2010

Calçada Solidária

Aqui em Floripa temos um tal de calçada solidária! Consiste na conscientizar as pessoas ao arrumar, reformar, construir, colocarem as lajotas de guias para deficientes visuais.Me parece que não é obrigatório por Lei. Então apareceu agora uma que é de linhas, onde deve ser colocado no meio da calçada, onde não haja nada impedindo, como postes, arvores, lixeiros etc. Até aí está beleza!, porém a coisa pega na prática, nunca vi tanta falta de informação, de Engenheiros,  Arquitetos, Pedreiros, etc... penso que até não são obrigados a saber, mas para voce, colocar em sua casa, sua obra no mínimo o bom senso pede que nos  informemos a respeito para que serve, como deve ser colocado. Já vi de tudo aqui, elas colocadas transversal, colocadas na ultima fileira da calçada. Nós deficiente temos regras, as de bolinha devem ser na beirada, para avisar que a mesma acaba alí, e devemos tomar cuidado. Essa sempre está tomada por tudo menos pelos deficientes, não confiamos de jeito nenhum. Mas a de linha é para termos confiança que estará livre. Ledo engano, aqui tem em frente uma loja famosa no Brasil inteiro, que na reforma colocaram as de linhas na beirada da calçada, com postes, lixeiros etc. Acho que é só para Inglês ver hehehe, mostrando a sociedade, como são  preocupados com a Acessibilidade!
Outra situação está em frente a um prédio do governo, onde se lê algo de EDUCAÇÃO continuada e é para professores, pelo menos me disseram. As guias foram colocadas corretamente, mas ao passar por ali, um dia de sexta a tardinha, eis o que me deparo, com os sacos de lixo e vários encostados no muro e conseqüentemente tomando a calçada,  aonde está a fileira da guia para nós DVs. Tive que desviar. Logo mais adiante um prédio de moradia de luxo, pois a rua e local, é desse padrão, encontrei os lixo deste prédio, em recipiente próprios e até os que estavam solto nos sacos de lixo, estavam bem enfileirados na ponta da calçada, não atrapalhando ninguém. Me digam! se um prédio particular pode fazer direito! por que o prédio público não?. Sei que muito são contra as privatizaçãos, mas penso que aqui no Brasil é  único meio das pessoas fazerem certo. Talvez por medo? de perderem o emprego..
Então! diante disto, aviso aos amigos e outros deficientes visuais, que não podemos confiar plenamente quando escontrarmos esse tipo de guia, em forma de linha. Tem gente que vai me criticar! mas fazer o que!. Sei que já é um avanço para nós, tenho consciência disso. mas posso falar sim! com isto estou dando informação, quem quiser ver que veja! quem quiser ouvir! que ouça a escolha é de cada um.
Nova postagem deve demorar, estarei em viagem.
Beijos e Deus abençõe a todos.
Bel Talarico - Florianópolis SC

Nenhum comentário: