segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Saiu da vida e entrou para a História

Esta  sempre foi, com certeza, a característica da trajetória do      profissional Adilson Ventura. Sua vida, marcada pela superação de obstáculos, buscava continuamente  conquistar a cidadania integral das pessoas com deficiência visual
Seu trabalho sempre foi pautado pela palavra “acreditar”: acreditar em si e nos seus pares, valorizar as pessoas que, como ele, não tinham medo de sonhar. Cedo, deu-se conta de que um sonho que se sonha sozinho, é apenas um sonho, mas um sonho que se sonha junto, é algo que pode tornar-se realidade.
Tudo começou quando teve seu primeiro emprego: operário em uma fábrica de bordados. E, a partir daí, foi tecendo os fios que fariam dele, não um cidadão brasileiro, mas um cidadão do mundo, pois sua história passa pela transformação nas vidas de deficientes visuais de diversos países.
Podemos compará-lo, no que diz respeito aos seus vôos profissionais com a águia: pássaro ousado, que voa alto, buscando as montanhas mais difíceis. Foi assim, num desses seus constantes momentos de águia, que surgiu a Associação Catarinense para Integração do Cego, a qual para estar no estágio em que encontra-se atualmente, percorreu caminhos bastante tortuosos.
Segundo Vygotski, “ a palavra vence a cegueira”. Esta foi, certamente, a maior arma do profissional Adilson: a palavra. Através de seus argumentos, de sua vivacidade e poder de convencimento, mediou a mudança na vida de uma grande parcela das pessoas com deficiência visual.
Uma longa jornada foi trilhada, mas ele deixou-nos com a missão de continuar sua luta. Com certeza, grandes desafios serão lançados para nós, seus aprendizes. Mas, ele deu-nos uma lição durante toda a sua trajetória de mestre:
 A de que o movimento de mudança na vida das pessoas deficientes visuais dos vários cantos deste planeta vai ser sempre constante, de que a marcha precisa continuar, pois a história, da qual foi grande protagonista, não pode mais recuar!.
É isso, professor Adilson, que o senhor continue dando-nos sua força para que possamos continuar a levar em frente seus sonhos!

 Obs. Estas palavras acina em forma de homenagem retirei de um e-mail que recebi do Grupo da Acic, mandada por Marcilene, no qual tomei a liberdade de postá las no meu Blog, como forma de carinho, tendo o respeito de não mudar nada.  
Quanto minhas palavras, concordo com tudo que foi dito e digo que teríamos muito mais para dizer. Neste ano de 2010 tivemos grandes perdas para nós deficientes visuais. A Sra: Dorina,  seu Adison e duas pessoas mais chegadas, Ana Maria e Kelly. Eu como espírita cristã rogo através da Prece a Jesus que a espiritualidade amiga, os recebam com muito carinho. Consolando seus familiares e nós que tb convivemos próximo. Que assim seja.   

 

 

Um comentário:

Graziella disse...

Muito lindo mamae !! parabens pelo blog!!